Santiago Maior
Atribuído a Dieric Bouts
Segunda metade do século XV
Pintura a óleo sobre madeira de carvalho
Provém da Igreja do Socorro, Funchal
Alt.107 x larg. 42 cm
MASF28 |
Transitou para a Sé do Funchal, provavelmente vinda da ermida de Nossa Senhora do Calhau, esta pintura de São Tiago Maior, representando, por inexistência de pintura própria, São Tiago Menor, escolhido como padroeiro do Funchal, após a peste que grassava na cidade, em 1521. A pintura passou a ser venerada na Igreja de Santiago e, depois da ruína desta, na Igreja do Socorro, onde permaneceu até 1940, quando foi redescoberta.
É atribuída a Dieric Bouts1, pintor nascido em Haarlem, entre 1410-20. Em 1447-48 estabelece-se em Lovaina onde viria a morrer em 1475. Sofre a influência de Petrus Cristus e particularmente de Roger van der Weyden. Tem sido ainda posta a hipótese de ser um trabalho de um continuador, como o denominado Mestre da Paixão de Cristo.
O Santo apresenta-se de pé, segurando com a mão direita, o volumen da Nova Lei, e com a esquerda o bordão de peregrino. Tem túnica vermelha de magnifica modelação, deixando ver a ponta do pé direito. O rosto tem expressão serena, próximo, por exemplo, do Imago Salvatoris Coronati, no Museu do Hermitage de São Petersburgo.
O fundo é preenchido por uma subtil e despojada paisagem, cujo primeiro plano destaca algumas plantas e flores de perfeito rigor botânico. Toda a composição deve aproximar-se do fólio do breviário de Mayer van der Berg, que inclui também no fundo a representação da Batalha de Clavijo, em que o apóstolo, São Tiago Maior ajuda os cristãos a desbaratar os mouros.
1 Arte Flamenga, Museu de Arte Sacra do Funchal, Luiza Clode e Fernando António Baptista Pereira, EDICARTE, 1997, p. 26. |