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Cruz de Assento (Calvário)
Indo-Portuguesa
Madeira e aplicação de metal e marfim
Século XVII
Alt.100 x larg. 53 cm
Provém da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Funchal.
MASF447
Cruz de assento de um Calvário indo-português, raro no contexto regional. A cruz e a base são trabalhadas em talha baixa, algo grosseira, desenvolvendo uma decoração de raiz vegetalista, presente em outro tipo de produções luso-orientais1. A base desenvolve lateralmente duas grandes aletas, camufladas em embrincada solução decorativa vegetalista, abrindo-se ao centro um grande nicho com duas colunas torsas. Este nicho deveria conter uma desaparecida escultura, provavelmente do Senhor da coluna. Esta estrutura recorda-nos a informação da arquitectura portuguesa chã, de sabor luso-oriental.
A cruz, de haste e braços de madeira entalhada, é rematada por filete recortado e vazado. Quer os remates dos braços como da haste alteada e legenda INRI prenunciada, terminam em curiosa forma de pinha. Na cruz está pregado um Cristo morto de oficina indo-portuguesa, de meados do século XVII, revelando restos de policromia e douramento no cendal. Ao conjunto faltam já, na base da composição, as figuras de São João Evangelista e Nossa Senhora, como era comum nas representações dos Calvários.
Veja-se a proximidade deste exemplar com o apresentado por Bernardo Ferrão de Tavares e Távora2, ou ainda com o Calvário apresentado no catálogo da exposição A Arte e o Mar3, de uma colecção privada de Lisboa.
1 Fernando Moncada, "Mobiliário Quinhentista Luso-Oriental", Jornal O Antiquário, n.º 16, Jan. 1997, pp. 6-9.
2 Bernardo Ferrão de Tavares e Távora, Imaginária Luso-Oriental, Imprensa Nacional, Lisboa, 1983, cat. 151, p.116.
A Expansão Portuguesa e Arte do Marfim, Coord. Francisco Hipólito Raposo, Fundação Calouste Gulbenkian, ed. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Lisboa, 1991, cat. 377, p.141.
3 A Arte e o Mar, Coord. Fernando António Baptista Pereira, Museu Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1998, cat. 86, p. 120. |
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