Cofre
Arte Namban (Período Momoyama)
Madeira lacada com incrustações de madrepérola
Fim do século XVI
Alt. 15,4 x Larg. 23 x Prof. 13 cm
Provém da Igreja do Socorro, Funchal
MASF345
Cofre, realizado no Japão para o mercado português, de madeira lacada a negro (uruxi) com decoração a ouro (maqui-é) e incrustações de madrepérola (raden).
Apresenta forma de pequeno baú com tampa convexa, em que as faces laterais se elevam acompanhando o formato da tampa.
As arestas são preenchidas por emolduramento próprio com motivação geométrica, delimitando os painéis decorativos de raiz naturalista, que representam campânulas.
Na decoração da tampa, entre ramagens, sobressaem dois pássaros em voo. As missagras em cobre são as originais, tendo no entanto desaparecido na zona anterior a fechadura de origem, substituída no século XVII-XVIII por outra de prata incisa e recortada, onde na zona superior se representa uma coroa fechada, e no espelho a sugestão de dois pães de açúcar (?), relacionáveis com as armas da Cidade do Funchal.
Este cofre é próximo de outros que se conhecem em várias colecções públicas e privadas do país1. Esteve presente em exposições nacionais2.
1 Os Construtores do Oriente Português, ed. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, Porto, 1998, cat. 105, p. 339.
2 Encontro de Culturas, Oito Séculos de Missionação Portuguesa, Mosteiro de São Vicente de Fora, Lisboa, Julho-Dezembro de 1994, cat. XVII. 416, p. 360.
|