|
|
Nossa Senhora
Ourivesaria Portuguesa
Primeira metade do século XVI
Prata dourada, relevada e cinzelada
Alt. 30 x larg. 13 cm
Provém da Sé do Funchal
MASF61
Escultura em vulto de Nossa Senhora, em prata dourada com carnações policromadas.
A base polilobada, em doze segmentos em roseta, é o remate de uma rosa estilizada e relevada que se vê no reverso, em prata. Sobre a base assenta a figura de pé com as mãos postas, cingidas ao corpo, em atitude orante.
As formas anatómicas vêem-se sob o panejamento. A Virgem está vestida com uma túnica roçagante, cingida na cintura por um cinto, deixando ver o sapato. Um amplo manto envolve a parte posterior da imagem desde a cabeça e prende-se na frente, no braço esquerdo, em pregas de elaborado lavor. O manto tem uma bordadura incisa na orla, em círculos tangentes, delimitada por duplo filete.
A coroa é circular, fechada com aro moldurado e corpo vazado e recortado. O aro é liso e o corpo de laçarias flordelisadas. As hastes são perladas. Remata o conjunto uma cruz latina com extremidades trilobadas.
Pertencia à Confraria de Nossa Senhora do Rosário, em cujos inventários aparece já em 1633 uma Senhora de prata sobredourada com seus corais e coroa.1 Teria um rosário de coral pendurado das mãos postas.
Esta imagem passou para a Fábrica da Sé com o nome de Nossa Senhora da Conceição. O inventário de 1798 menciona uma imagem de prata dourada de Nossa Senhora da Conceição que serve nas estações.2
Esta peça do séc. XVI é provavelmente de uma oficina de Lisboa.
Exposta no Convento de Santa Clara em 1951.
1 A Sé do Funchal, Padre Manuel Juvenal Pita Ferreira, JGDAF, Funchal, 1963, p. 194.
2 Idem |
|
|
|