|
|
Nascimento de
São João Baptista
Oficina Portuguesa,
círculo de Simão
Rodrigues (?)
Último quartel
do século XVI
Pintura a óleo
sobre madeira
Alt. 103 x larg. 86 cm
Provém do Convento
de Santa Clara
do Funchal
MASF12 |
Pintura proveniente do Convento de Santa Clara do Funchal, originalmente, segundo se intui, na capela de São João Baptista.
Apresenta a cena do Nascimento de São João Baptista, num ambiente à romana, com visão aérea do conjunto, e detalhes do quotidiano. Num primeiro plano, o destaque é dado à Virgem, enquanto num segundo repousa, no seu leito de dossel, Santa Isabel. Os diversos planos são completados pela presença no fundo de São José e Zacarias.
Relativamente raro como tipo iconográfico na pintura portuguesa, conhecem-se exemplos semelhantes no Museu Machado de Castro em Coimbra e na Igreja de Santa Clara de Évora.
Pelas suas afinidades estilísticas, esta pintura pode ser atribuída ao atelier de Simão Rodrigues, sobretudo pela forma como se representa a Virgem. Veja-se a proximidade com a Adoração dos Pastores da Igreja do Convento de São Domingos de Elvas, assim como com as do Colégio do Carmo e da Sacristia da Sé Velha de Coimbra.
Esta pintura foi recentemente estudada por Isabel Santa Clara1.
1 Das Coisas visíveis às invisíveis, contributos para o estudo da Pintura Maneirista na Ilha da Madeira (1540-1620), Vol.I e II, Tese de Doutoramento em História da Arte da Época Moderna, Universidade da Madeira, 2004. |
|
|